Pular para o conteúdo

arquitetura sustentável

2 de outubro de 2009

sustentabilidade

Atualmente, os edifícios são os principais causadores de impactos ambientais, pois são eles que consomem mais da metade da energia utilizada nos países desenvolvidos.

A idéia de Arquitetura sustentável contesta o edifício como obra de arte e respeita o meio ambiente cujo comprometimento é a de construir com menos impacto ambiental e ainda viável economicamente.

A construção de um projeto que busca por uma maior sustentabilidade deve considerar todo o ciclo de vida da edificação, uso, manutenção e sua reciclagem ou demolição.

“É extremamente importante que o profissional tenha em mente que todas as soluções encontradas não são perfeitas, sendo apenas uma tentativa de busca em direção a uma arquitetura mais sustentável. Com o avanço tecnológico sempre surgirão novas soluções mais eficientes.” (YEANG,1999)

Fonte: http://www.criaarquiteturasustentavel.com.br/

Vantagens de um projeto sustentável

-proporciona cuidados no ponto de vista ambiental,

-redução de despesas de água e energia,

-mais saudável e com maior luminosidade,

-beneficia o usuário e o meio ambiente.

Custa mais Caro?

A resposta é NÃO, sendo que em alguns casos pode até reduzir o custo. Ainda que para implantar alguns sistemas ambientalmente sustentáveis gere um custo de 5% maior de um edifício convencional, a utilização representa uma economia de até 30% de recursos durante seu uso, tendo como exemplo um aquecedor solar.

“A construção sustentável não custa mais caro, desde que integrada na etapa de concepção do edifício, ou seja, desde a fase de projeto.”
Antônio Setin (presidente da construtora Setin)

“Além de gerar economia, a construção sustentável vai se valorizar. Ou seja, os imóveis sustentáveis terão maior valor de venda e revenda, em poucos anos”
Alexandre Melão (Esfera)

Projeto Schola

schola

A SCHOLA visa buscar, através do ensino e apoio à carreira educacional aliado à participação de familiares, promover jovens de classes menos favorecidas.

O Edifício foi elaborado por especialistas, empresários, pais, alunos, sociólogos e interessados em desenvolver um processo consistente e sustentável de trabalho.

Objetivo

Propiciar aos estudantes um ambiente de aprendizado mais saudável e confortável possível, com espaços flexíveis e adaptáveis a vários usos. O Resultado é um edifício de 2500 m² onde os alunos irão estudar em um local ambientalmente correto, saudável e eficiente.

Fixa técnica

Localização: Zona Norte de São Paulo

Ocupação: 1000 m²

Data de Construção do edifício: 2006

Área construída: 2500 m²

Capacidade: 120 alunos

Fonte: http://www.criaarquiteturasustentavel.com.br/projeto-escola-edificio-verde.html

No comments yet

Deixe um comentário