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Aeroporto Santos Dumont

1 de outubro de 2009
 

 

M.M. M. Roberto Aeroporto Santos Dumont,Fachada para a praça
M.M. M. Roberto Aeroporto Santos Dumont,Fachada para a praça

Arquiteto:

Marcelo e Milton Roberto

 Local:Baía de Guanabara – Rio de Janeiro

 

Ano:1937 -1944

Por: Bruna Castro

 

 

 

 

 

Os irmãos Marcelo e Milton Roberto foram os vencedores do concurso para escolha do projeto do novo Aeroporto do Rio de Janeiro-santos dumont em 1937.

Foi Considerado um dos maiores exemplos da arquitetura modernista brasileira,

aproveitaram muito bem a localização à beira da baía de Guanabara, usando os princípios fundamentais da arquitetura moderna para integrando-se com a paisagem.

O térreo funciona como uma praça coberta que integra os jardins de Burle Marx,articulando a cidade, o mar e os aviões.Os pilares longos e ritmados  permitem que as pessoas tenha alguns limites visuais,mas tendo visão de todos os espaços do prédio,proporcionando a sensação de amplidão e aconchego.

 

 

 

 

 

 

fachada

fachada

   O bloco possui 200 metros de comprimento  25 de profundidade, e sua estrutura é de concreto armado.Utiliza o conceito de planta e fachadas livres com aberturas que permitem a circulação de ar, a utilização de grandes panos de vidro na fachada leste, que dá para a pista, para fornecer segurança sem perder a deslumbrante vista e a iluminação. A fachada oeste tem a proteção de brise-soleils fixos em concreto, que através do jogo de luz e sombra, fornecem o ritmo de sua composição. 

 

planta terreo do aeroporto planta terreo do aeroporto

 

 O térreo abriga uma grande sala de espera, com amplas instalações para o movimento de chegada e saída de passageiros,balcões para as companhias aéreas, bares, cafés, barbearia, lojas de souvenirs e outras. No mezanino, estão os escritórios das companhias de aviação e um grande restaurante;nos dois andares superiores. os escritórios da administração do aeroporto e de diversos departamentos do Ministério da Aeronáutica relacionados ao transporte aéreo. No subsolo há uma grande garagem.

Uma escada helicoidal conduz ao segundo pavimento, no qual se encontram o restaurante e o terraço jardim,ambos com vista para a pista e para a baía de Guanabara.

 

 plantas

 

Terraço jardim com vista para vista para a pista e para a baía de Guanabara.

Terraço jardim com vista para a pista e para a baía de Guanabara.

 

imagem do térreo mostrando sala de espera

imagem do térreo mostrando sala de espera

O aeroporto foi  projetado de um modo lúdico, com os aviões e a paisagem como espetáculo.

Hitchcock jr., em seu livro Latin-American Architecture since 1945 refere-se a ele como sendo, provavelmente, o mais belo aeroporto do mundo.

vista do terreo para pista

vista do terreo para pista

Fachada principal

Fachada principal

Parte da fachada e do jardim de Burle Marx

Parte da fachada e do jardim de Burle Marx

Já no anos 70  o aeroporto tornou-se pequeno para as atuais exigências de segurança e escala das aeronaves contemporâneas.para se adequar foi realizado uma reforma que descaracterizou a sua arquitetura, sobretudo no que toca ao tratamento de suas fachadas.

Em 1998 o edifício sofre um incêndio que consome dois terços do terminal, foi  recuperado, sem retomar a sua feição original.

Em  2004 o aeroporto entrou em obras e será ampliado para atender 8,5 milhões de passageiros por ano  o projeto foi desenvolvido pelo arquiteto Sérgio Jardim, segundo ele, “com a preocupação de preservar o estilo arquitetônico original desenvolvido, na década de 30”.

Projeto para a reforma de 2004

Projeto para a reforma de 2004

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