Aeroporto Santos Dumont
Arquiteto:
Local:Baía de Guanabara – Rio de Janeiro
Ano:1937 -1944
Por: Bruna Castro
Os irmãos Marcelo e Milton Roberto foram os vencedores do concurso para escolha do projeto do novo Aeroporto do Rio de Janeiro-santos dumont em 1937.
Foi Considerado um dos maiores exemplos da arquitetura modernista brasileira,
aproveitaram muito bem a localização à beira da baía de Guanabara, usando os princípios fundamentais da arquitetura moderna para integrando-se com a paisagem.
O térreo funciona como uma praça coberta que integra os jardins de Burle Marx,articulando a cidade, o mar e os aviões.Os pilares longos e ritmados permitem que as pessoas tenha alguns limites visuais,mas tendo visão de todos os espaços do prédio,proporcionando a sensação de amplidão e aconchego.
O bloco possui 200 metros de comprimento 25 de profundidade, e sua estrutura é de concreto armado.Utiliza o conceito de planta e fachadas livres com aberturas que permitem a circulação de ar, a utilização de grandes panos de vidro na fachada leste, que dá para a pista, para fornecer segurança sem perder a deslumbrante vista e a iluminação. A fachada oeste tem a proteção de brise-soleils fixos em concreto, que através do jogo de luz e sombra, fornecem o ritmo de sua composição.
- planta terreo do aeroporto
O térreo abriga uma grande sala de espera, com amplas instalações para o movimento de chegada e saída de passageiros,balcões para as companhias aéreas, bares, cafés, barbearia, lojas de souvenirs e outras. No mezanino, estão os escritórios das companhias de aviação e um grande restaurante;nos dois andares superiores. os escritórios da administração do aeroporto e de diversos departamentos do Ministério da Aeronáutica relacionados ao transporte aéreo. No subsolo há uma grande garagem.
Uma escada helicoidal conduz ao segundo pavimento, no qual se encontram o restaurante e o terraço jardim,ambos com vista para a pista e para a baía de Guanabara.
O aeroporto foi projetado de um modo lúdico, com os aviões e a paisagem como espetáculo.
Hitchcock jr., em seu livro Latin-American Architecture since 1945 refere-se a ele como sendo, provavelmente, o mais belo aeroporto do mundo.
Já no anos 70 o aeroporto tornou-se pequeno para as atuais exigências de segurança e escala das aeronaves contemporâneas.para se adequar foi realizado uma reforma que descaracterizou a sua arquitetura, sobretudo no que toca ao tratamento de suas fachadas.
Em 1998 o edifício sofre um incêndio que consome dois terços do terminal, foi recuperado, sem retomar a sua feição original.
Em 2004 o aeroporto entrou em obras e será ampliado para atender 8,5 milhões de passageiros por ano o projeto foi desenvolvido pelo arquiteto Sérgio Jardim, segundo ele, “com a preocupação de preservar o estilo arquitetônico original desenvolvido, na década de 30”.